Prestes a se apresentar pela primeira vez na Índia, o U2 lança “Ahimsa” ao lado do indiano A.R. Rahman.

O grupo explica que “Ahimsa” é uma palavra em sânscrito que significa “não violência” e a faixa celebra a diversidade espiritual da Índia.

Segundo o vocalista Bono Vox, “A luta contra a injustiça sempre foi tão importante para nós. Fomos um pouco moldados e formados por Martin Luther King, aluno de Mahatma Gandhi. Martin Luther King disse: ‘O arco do universo moral é longo, mas se inclina para a justiça’. Não acredito mais nisso… Não se inclina para a justiça. Ele tem que se inclinar para a justiça. Temos que estar ativamente envolvidos em nossa democracia, para preservá-la e mostrar às pessoas como nos sentimos e com o que nos preocupamos”.

Ele ainda completa, “Estamos aqui, chegamos como estudantes à fonte da inspiração. Isso é ahimsa, não-violência. A Índia nos deu isso, o maior presente do mundo. É mais poderoso que a energia nuclear, os exércitos, as marinhas, o Império Britânico. É o próprio poder e isso nunca foi tão importante”.

A. R. Rahman conta sobre trabalhar com a banda irlandesa. “Ahimsa requer coragem e força. Uma qualidade impenetrável a armas ou poder. É uma missão que é mais necessária para curar o mundo moderno e é um momento incrível para fazer essa parceria com o U2, com seu incrível legado, para reviver esse movimento”.

The Edge, Bono Vox e A. R. Rahman

O guitarrista The Edge, ressalta a importância da colaboração “Tem sido uma alegria imensa trabalhar com o A.R. nessa faixa. Uma superestrela, um talento imponente e generoso. Estamos especialmente animados em visitar sua terra natal em breve. A Índia está na nossa lista de desejos há muito tempo. Os princípios de “ahimsa” ou da não-violência serviram como um pilar importante do que nossa banda representa desde que nos unimos para fazer música. Mal podemos esperar para vivenciar a cultura indiana em primeira mão, num lugar que reúne o moderno e o antigo de uma vez só”.

O U2 encerra a turnê “The Joshua Tree Tour 2019” na Índia em Dezembro no dia 15, na cidade de Mumbai.