No dia 30 de Setembro de 2004, iniciava o fenômeno RBD com seu primeiro single “Rebelde”.

A canção além de apresentar o grupo, passava a ser parte do cotidiano de muitos mexicanos, embalando a abertura da novela “Rebelde”. Mal podia se imaginar que logo começaria a era de um novo fenômeno latino no mundo todo.

A composição de DJ Kafka (alter ego de Carlos Lara) e Max Di Carlo, figurou em algumas paradas musicais pelo mundo, tendo chegado ao topo da parada musical mexicana, além de ganhar disco de ouro no Brasil, com mais de 50 mil cópias digitais.

Capa do single “Rebelde” – Foto: Ricardo Trabulsi

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a canção é, ao lado de “Nuestro Amor”, um dos maiores singles do RBD, sendo inclusive usada para diversos fins, incluindo campanhas políticas. Pra ter uma ideia, em 2005, o político e advogado Enrique Peña Nieto, que concorria ao cargo de governador do Estado do México, utilizou a canção como sua música oficial de campanha.

A música que fez parte do primeiro álbum do RBD, Ganhou também um clipe com diversas cenas gravadas em locais diferentes, no interior de um grande castelo. Além dos RBDs Anahí, Alfonso, Christopher, Dulce Maria, Maite e Christian do RBD, o elenco da novela Também participou do vídeo. Hoje no YouTube o audiovisual tem mais de 6,1 milhões de visualizações.

“Rebelde” foi regravada em língua portuguesa e lançada posteriormente na edição brasileira do disco “Rebelde” de 2005. A faixa, cantada pelos próprios integrantes do RBD, foi traduzida e produzida por Cláudio Rabello.

Para comemorar o aniversário de 17 anos da música a banda RBD disponibilizou no perfil do Instagram uma foto inédita do ensaio fotográfico feito para o single.

Imagem inédita divulgada no Instagram – Foto: Ricardo Trabulsi