Muitos artistas se reinventam após sofrer em baque em suas trajetórias ganhando ainda mais força e é isso que aconteceu com o talentoso cantor e compositor baiano Chris Duk.

Grande aposta pop para 2023, o artista lançou no fim de Outubro, o novo single “Teu Cheiro”, uma canção solar, que lembra os melhores momentos de Jorge Ben Jor. E, não, não tem uma musa específica. “Nunca escrevi nada pensando numa pessoa. Gosto de compor a partir de imagens que vou criando na minha cabeça”, conta Chris.

Nascido na cidade de Jequié (conterrâneo dos poetas e pensadores Jorge e Waly Salomão), há 45 anos, Chris é um artesão da música pop e que sabe construir boas melodias, daquelas que grudam na cabeça. Ele chegou ao Rio em 2003 onde teve, entre seus mentores, o baixista e produtor Roberto Lly, ex-Herva Doce.

Pouco tempo depois, Duk criou o grupo Stereo Moog, que seguia uma linha Pop Rock. Lly, aliás, foi o produtor do álbum de estreia do quinteto. Um dos pontos altos da carreira do Stereo Moog foi quando a canção Quando Se Quer Alguém entrou na trilha do seriado Malhação, da Rede Globo, em 2007. O segundo álbum do quinteto, chamado de Caminho Aberto, foi produzido por Tom Saboia, que trabalhou com O Rappa, e trazia parcerias com Bernardo Vilhena e Mauro Santa Cecília, entre outros.

Embora o quinteto tivesse qualidades de sobra para reinar no universo pop (e suas canções seguem disponíveis nas plataformas de streaming), o Stereo Moog se separou sem atingir o tão sonhado estrelato. Eram tempos diferentes: o Pop daquele período exigia uma postura mais sisuda e o Sertanejo Balada iria começar a galgar nas paradas de sucesso.

Duk voltou para sua cidade natal, onde criou uma produtora de vídeo, chamada Califa 77. Mas sempre com o desejo de retornar ao mundo artístico. Ele então deu início a um canal no YouTube, onde passou a fazer releituras de sucessos do Jota Quest, Tiago Iorc, Vitor Kley e Cidade Negra, entre outros ícones do pop nacional. Em 2022, decidiu partir para o repertório autoral. Teu Cheiro, como foi escrito, é o primeiro single de um projeto ambicioso.

Até o final de 2023, serão lançadas oito novas canções, entre pops balançados e uma balada. “Teu Cheiro“, um resgate do disco de estreia do Stereo Moog, é o primeiro passo desse projeto ambicioso: uma canção suingada, que tem a marca do bom pop. “Gosto muito de Jorge Ben e me inspirei em Oba Lá Vem Ela. Pensei numa menina passando ao meu lado, o perfume dela despertando várias sensações”, conta ele.

E, por obra e graça da globalização, a música está em alta rotação na América Latina, Europa e até nos Emirados Árabes. O próximo single, “Palavras Pelo Ar”, já faz parte da nova fase.

– Escute o single “Teu Cheiro”, em sua plataforma favorita: https://onerpm.link/399847310720.