Em Série De Reportagens Especiais, o Jornal Da Cultura discute segurança pública e cultura.
Nesta Sexta (6/2), às 21h, o Jornal Da Cultura dá continuidade à série de reportagens que traz temas que impactam a vida dos brasileiros, como saúde, educação, segurança pública, emprego, transporte, habitação, meio ambiente, cultura e outros. O telejornal, apresentado por Rita Lisauskas, conta com a participação de especialistas.
Nesta semana, participam a socióloga Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e o jornalista Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Os profissionais vão falar sobre Segurança Pública, por meio de pautas como crime organizado, feminicídio e roubo de celulares.

Graduada em Ciências Sociais pela USP, Bueno é doutora e mestre em Administração Pública e Governo pela FGV-EAESP com estágio doutoral no Centre of Latin American Studies (CLAS) da Universidade de Cambridge. Mestre em Administração Pública pela mesma universidade e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. É diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, onde atua desde 2009, e professora do mestrado profissional em políticas públicas e governamental do IDP. Coordena a elaboração do Anuário Brasileiro de Segurança Pública e do Atlas da Violência, principais publicações com indicadores sobre crime e violência no Brasil. É affiliated scholar do The Justice Collaboratory da Yale Law School.
Paes Manso é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003). Graduado em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996) e Pós-doutor pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP, onde atua atualmente como pesquisador. É professor no curso de Jornalismo da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP); pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade, ligado à Escola de Comunicação e Artes (USP) e ao Instituto de Estudos Avançados (USP). É articulista do Jornal da USP. Foi visiting fellow no Centre of Latin American Studies da Universidade de Cambridge (2016). Tem experiência na área de Ciência Política, Sociologia, Comunicação e Jornalismo, com ênfase em Sociologia Urbana e Criminologia.
No dia 13 de Fevereiro, o tema será Cultura, com as participações da economista Ana Carla Fonseca e a jornalista Ana Paula Sousa, que debatem sobre produção audiovisual, financiamento cultural e patrimônio histórico.
Fonseca é economista da cultura, administradora pública pela FGV, mestre cum laude em Administração e doutora em Urbanismo pela USP, com a primeira tese do país sobre cidades criativas. É fundadora e presidente da Garimpo de Soluções, consultoria pioneira em economia criativa e desenvolvimento de territórios, com atuação em 35 países. Ao longo de sua trajetória, recebeu reconhecimentos como o Prêmio Jabuti e o Prêmio Governador do Estado de São Paulo.
Jornalista especializada em cinema e políticas culturais, Sousa é mestre em Artes pelo King’s College, em Londres, e doutora em Sociologia da Cultura pela Unicamp. É autora do livro O cinema que não se vê: a guerra política por trás da produção de filmes brasileiros no século XXI (2023). Atualmente, é editora de cultura da revista CartaCapital.
Com apresentação de Rita Lisauskas, o Jornal da Cultura é exibido de segunda a sábado, a partir das 21h, na TV Cultura.

Deixe um comentário