No dia 7 de Dezembro de 2010, há exatos 8 anos, era lançado “P.E.A.R.C.E”, o quinto álbum de Juanes pela Universal Music.

Esse CD que amamos muito tem 10 faixas, todas compostas pelo colombiano e ganhou uma versão Deluxe com duas músicas a mais e um DVD com clipes e making off. A produção foi por conta de Stephen Lipson.

“Parce” é um encurtamento da palavra ‘parcero’e uma tipica expressão de Medellín (Colômbia) para ‘amigo’. Segundo o próprio artista é um disco com mensagens de amizade, amor, paz e liberdade.

Alguns meses antes do lançamento, Juanes pediu para que todos os seus fãs enviassem pelo site oficial suas fotos. As 3000 primeiras recebidas fariam parte da parte da capa do disco. Olhando a capa, vemos que o rosto do artista é composto por várias esferas. Cada uma tem a foto de um desses fãs. Inclusive a foto deste que vos escreve.

O primeiro single “Yerbatero”, no lançamento, chegou em primeiro lugar na lista Hot Latin Songs da Billboard e esteve por uma semana. Ela foi inspirada na infância de Juanes.

Quando criança, perto de sua casa no estado de Antioquia, viviam e passavam por lá muitos curandeiros, que vendiam ervas e faziam rituais de cura. Assim, a faixa surgiu.

O segundo single “Y No Regresas” que fala daquele amor que resiste até às pisadas de bola, chegou só primeiro lugar nas paradas de países como Colômbia, Equador e Argentina.

O maior bem da vida de Juanes é sua família. E uma linda homenagem foi feita à sua esposa Karen e aos filhos Paloma, Luna e Dante com a faixa “La Rázon”. A letra fala sobre a felicidade em família e sobre a expectativa para o nascimento de Dante, estava na barriga da mãe, quando foi feita a composição.

Apesar da letra falar de algo triste, “Segovia” é uma das mais animadas. A cidade que dá nome a faixa, na década de 1980 foi vítima de um massacre onde muitas vidas foram tiradas. A animação que escutamos é explicada pela música folclórica, que era muito presente na vida dos moradores de lá.

Destaque para as faixas “El Amor Cura Todo” sobre o amor como cura para superar dificuldades e “Todos Los Dias” sobre a força do amor para mudar o mundo, começando pela casa da gente. E não podemos deixar de destacar também o belo solo de guitarra no fim da faixa “Esta Noche”, trazendo a marca registrada de Juanes.

A versão Deluxe do disco, tem como extras “Quimera” que fala dos terremotos no Chile e no Haiti e como o amor ajudou na reconstrução e “Regalito” que foi música de trabalho e trás o ritmo colombiano Guasca, muito utilizado em músicas dele.

Sem dúvida, esse é um dos melhores trabalhos da carreira de Juanes. Ele resgata a essência do artista através da guitarra tocada por ele mesmo e que é sua marca registrada e pelos ritmos e arranjos, que lembram seu começo de carreira.

Muitos consideram um álbum injustiçado. Apesar de ter tanta qualidade e músicas encantadoras, foi pouco trabalhado e explorado nos shows. Além de ter tido muito pouco singles. Mas nada disso tira o encanto de “P.A.R.C.E”.