Protesto, polêmica e arte. Esses são elementos do novo clipe da banda alemã Rammstein. “Radio” veio para impactar e nos fazer refletir.

A produção dirigida por Jörn Heitmann, mostra em preto e branco uma era obscura da história da Alemanha e do mundo. Uma época de guerra e Hittler.

No vídeo, enquanto a banda toca na Radio Berlin sendo resistência, enquanto a mulherada tenta fazer a revolução e a repressão rola solta através do governo.

É uma crítica muito bem feita ao poder de comunicação que a rádio tinha naquela época e também ao abuso que era cometido de forma ditatorial.

No vídeo os guardas tentam proibir as pessoas até do ato de curtir música no bom e velho rádio, reforçando que este meio era uma das formas de resistência e que preocupava o governo.

“Deutschland”, o clipe anterior da banda fala exatamente do nazismo, do governo Hitler e de ditadura. “Radio” vem para continuar a reflexão sobre esta época e segue a mesma linha do grupo de crítica a esta era que deixou tantas marcas profundas.

É muito importante o fato da Rammsteinresgatar este tipo de reflexão na gente. Uma bela forma de lembrar o passado, para evitarmos de cometermos erros tão ruins como os que já foram cometidos.

Algo muito importante na época em que estamos vivendo, onde mundo está em uma fase de tanto preconceito e intolerância. Algo tão antigo mas que continua assolando nossa sociedade.