Após quase três anos sem lançar disco inédito, a banda Fresno lança o intenso álbum “Sua Alegria Foi Cancelada” nas plataformas digitais e em formato físico.

Produzido por Lucas Silveira, o vocalista e com 10 faixas, esse é o primeiro CD com lançamento da BMG, que está de volta após 3 anos atuando apenas como editora.

O novo trabalho do Fresno, traz uma sonoridade mais madura e um pouco mais pesada, com bastante guitarra e sintetizadores. O álbum mais melancólico, que canta a solidão e a tristeza.

Segue do Lucas, “Hoje a tristeza é vista de uma forma mais romântica. O lance da sofrência, da sad music, do trap, resgata o que já fazíamos no começo de tudo. Decidimos trazer isso de volta, explorar as mais diversas faces da tristeza, seja social ou da vida amorosa, uma tristeza inexplicável, mas tomando a narrativa de reflexão, entendimento”.

E como o próprio vocalista diz, “Hoje em dia está até difícil ser feliz, porque com excesso de informação, bombardeio de notícias, o ser humano acaba se sentindo culpado pela sua felicidade, por ter uma hiperconsciência do que está acontecendo”.

Abrindo o disco temos a música “O Arrocha Mais Triste Do Mundo”, que fala sobre chegar onde estamos após passar por muitos obstáculos no caminho. O mundo várias vezes nos diz não, cabelos nós superar isso da melhor forma possível. Ouvimos uma guitarra bem marcada e efeitos de voz nesta canção.

Para lembrar que todos nós somos fortes e podemos ultrapassar as expectativas, ao enxergar a nossa essência, apesar do caos, a faixa “Natureza Caos” vem com tudo para nos fazer refletir e seguir.

Foto: Camila Cornelsen

O projeto conta com participações especiais e o vocalista Lucas Silveira conta “Sempre procuramos ter feats nos discos e uma constante nessas participações é que sempre são parcerias que as pessoas não esperam. O público às vezes se bitola um pouco no negócio do rock, do emocore e tem essas fantasias de ver a gente cantando com o Di Ferrero de novo ou com o Tavares (ex-integrante da Fresno) ou com o Mi, do Gloria. São nossos amigos, mas eu procuro trazer gente que traga não só uma soma musical, mas uma soma cultural, de experiência. Principalmente que na vida de um fã da Fresno acrescente na vida dele, como um novo artista par ele acompanhar, gostar e amar”.

Uma das músicas mais emocionantes e que mais tocou quem vos escreve, é “Sua Alegria Foi Cancelada”, que além de dar nome ao disco Tem a participação mais do que especial da cantora Jade Baraldo. Muito interessante como essa música nos faz refletir através de toda nossa emoção.

Outra participação bem especial é a de Tuyo, com “Cada Acidente”. Uma música um pouco mais animada do que as outras em seu arranjo. Bem positiva, nos lembra que quando tudo parece não ter jeito, devemos lembrar de tudo que já superamos para ver que podemos passar por mais essas aprovações.

Quando estamos tristes parece que tudo está escuro e não enxergamos nada. Mas quando a gente olha para dentro de nós mesmos, vemos que tudo pode ser superado, depende da nossa capacidade de dar a volta por cima e do tempo que cura tudo.

Foto: Camila Cornelsen

Destaque também para “De Verdade” que fala sobre as marcas no peito que levamos e como é cansativo tentar ser sempre perfeito. Destaco também “Quando Eu Caí” sobre o amor de alguém que nos levanta e nos faz seguir firmes.

Para encerrar com chave de ouro, temos “Eu Não Sei Lidar”. Muitas vezes a gente tenta nos esconder e esconder tudo aquilo que sentimos. Porém não é possível fazer isso, sem em algum momento desabar. Por isso é importante sermos intensos e tentar colocarmos tudo o que nos incomoda e o que nos faz bem, para fora.

Sem dúvida, Esse é um dos álbuns mais intensos e reflexivos de toda a carreira do Fresno. O mais incrível é que ao mesmo tempo que o disco é triste e melancólico, ele consegue ser positivo. Um trabalho que nos dá esperança e nos faz ver que a gente é mais forte do que pensa e pode superar tudo.

Escutar esta obra fez eu olhar para dentro de mim mesmo e refletir. E tenho certeza que também causará isso em você. Realmente esse é um daqueles discos que impactam a gente e acabam fazendo diferença nas nossas vidas. Isso só é possível através da grande sensibilidade dos integrantes da banda Fresno.