Por André Rossanez

Poderosa e talentosa, a cantora e atriz trans paraibana Bixarte lança seu novo EP “Faces Remix” que trás cinco remix de grandes hits de seu álbum de estreia “Faces” que fala sobre luta, empoderamento e liberdade travesti.

O lançamento do selo Nikita Music foi produzido por grandes produtores em ascensão. O DJ Aly, Furmigadub, Gabrunca e Fúria Negra foram os escolhidos pra produzirem estas versões tão bacanas. Sobre seu som, Bixarte conta, “Eu coloco um beat para as travas dançar e a mão na consciência para não deixar de reivindicar as nossas causas”.

A primeira faixa “Yemanjá” trás um que de música nordestina, de Forró com o triângulo bem marcado e compassado. Uma faixa sobre religiosidade e reafirmação da cultura afro e do ergulho de suas raízes. Um tema tão importante em tempos tão difíceis que estamos passando com quarentena e infelizmente, atos de intolerância.

screenshot_20200620-142502~22244646893719923451..png

Com muito empoderamento “Gordo Week” trás um Funk Protesto, para falar contra preconceito e reforçar a importância de aceitar nosso corpo e que todos somos belos. Um hino contra a gordofobia. E somos convidados a falar de sedução e de termos alguém do lado que nos deixa seguro com a faixa “Refém”. Nos faz refletir sobre amor próprio e que devemos só aceitar do nosso lado quem nos merece e nos dá valor.

Bixarte é mestre na arte de usar a arte como protesto e reflexão. Com participação de Rafa Rasta, “Rap De Favela” fala da realidade de muitos brasileiros que vivem em comunidades e da luta contra preconceito. Os nomes de Mariele e de Mandela aparecem para representar o povo da favela, que sofre, mas não perde a esperança e luta a cada dia por uma vida melhor. Uma música que dá voz pra quem precisa.

Em falar de reflexão, o último tema “Sendo Realista” fala de reafirmação de quem somos e de como os LGBTQI+, o povo da periferia, trans, o negro e a mulher ainda sofrem preconceito e são obrigados a mostrar a todo momento que podem alcançar tudo que deseja. Uma canção de letra forte e impactante e que com certeza não passa em branco por quem a escuta.

Este EP de Bixarte é realmente incrível. Com muito empoderamento, propriedade e sensibilidade a artista soube levantar temas tão importantes e mostrar que não estamos sós que juntos podemos mais e que é muito necessário termos orgulho de quem somos e não deixarmos que preconceitos e dificuldades acabem com nossos sonhos, desejos e realizações. Tudo isso com letras muito bem pensadas e escritas, que mostram que além de tudo, a cantora é uma grande compositora.

Bixarte tem seguidores famosos no Instagram, como Linn da Quebrada, Liniker, Bruno Gagliasso e Bruno Gissoni. Uma artista que vale muito a pena conhecer e ouvir e que com seu talento, sua força e sua personalidade, passa mensagens tão importantes e de maneira tão direta, contundente e cheia de representatividade.