Todo mundo que já participou de ao menos um “Processo Seletivo”, vai se identificar muito com o novo single da banda Graveto e o rapper Rashid.

A canção ganhou um clipe muito bacana e bem bolado que assim como a música relata as angústias e frustrações para conseguir se inserir no mercado de trabalho tradicional,ainda mais quando é muito necessário. A produção acompanha um jovem, vivido pelo comediante Pedro Ottoni, que usa um aplicativo como os de relacionamentos, porém para procurar o trabalho ideal, na busca de seu tão sonhado emprego em uma área que se identifique. A direção é de Vinícius Valentim e Gustavo Ergang pelo estúdio NAV.

O vocalista Felipe conta mais sobre o single que compôs com o amigo de banda Vinícius, “A faixa é muito autobiográfica e fala sobre o desafio de tentar se adequar às exigências do mercado de trabalho na hora de fazer uma entrevista de emprego, principalmente quando se precisa muito daquele trampo. E às vezes nem é aquilo  que de fato você gostaria de fazer da vida. Fala sobre a necessidade de se vestir de alguém que você não é, para conseguir algo que você precisa. Situações de pressão, ansiedade por uma resposta, muitas vezes seguidas pela frustração de não ter sido aprovado no processo seletivo. São coisas às quais a maioria das pessoas, inclusive a gente, já precisou se submeter quando vai em busca de uma vaga de emprego: colocar a roupa social, levar o currículo na pastinha, pegar o trem lotado e correr pra chegar no horário. E é por isso que a gente acredita que essa canção tenha tanta empatia com a galera. Ela vem também pra dar uma mensagem positiva acerca disso, de que um novo dia vai amanhecer e sua hora ainda vai chegar, seja lá o que você esteja buscando na vida, ser um músico ou trabalhar no escritório, confie em você e tenha esperança na mudança”.

Já sobre a parceria com Rashi que veio de forma natural, Ricardo conta, “A música já estava pronta quando chegou aos ouvidos do Rashid, através do produtor Júlio Mossil. Na verdade, a ideia partiu dele (Rashid)! Depois que ouviu a canção, o Rashid se propôs a escrever alguns versos na canção caso a banda quisesse. E claro que a gente queria, né?! Sempre admiramos o trabalho do Rashid e ele foi fundamental e deu a cereja do bolo para a música”.

Pedro que atua no vídeo, tem mais de 500 mil seguidores no Instagram e mais de meio milhão de inscritos no You Tube e ele foi escolhido a dedo como protagonista. Segundo Vinícius, “A história do Pedro é bem parecida com a nossa (da banda) e com o que é narrado na música. As necessidades, os anseios e as cobranças ao longo da vida foram bem parecidos. Ambos somos de origem humilde e que batalharam e ainda batalham dia após dia para em busca de algo melhor. Outro ponto importante para a escolha foi o jeito espontâneo, leve e bem humorado que ele tem ao atuar. Encaixou bem com a mensagem positiva que queremos pbassar na canção”.

Foto: Lucas Bispo

Graveto e Álbum Debut

Após o lançamento de dois EPs, o trio Graveto chega com seu primeiro álbum completo, lançado pela Sony Music. “Todo Aqui” já está nas plataformas digitais e finaliza a trilogia começada nos EPs “DentroLonge” e “ForaPerto”. A capa é uma ilustração do artista Massai, de Belo Horizonte.

O novo single “Processo Seletivo” com Rashid é o cargo chefe do projeto e traz a mistura do Pop com o Rap que dá um flow todo especial à música, além da interpretação de Rashid tão marcante. Sobre a música, o vocalista conta que ela lembra uma fase da banda. Segundo ele, “Era sempre aquele desafio de tentar me encaixar no mercado de trabalho tradicional, em busca de um emprego. Vestindo com roupa social para fazer uma entrevista, mas por dentro sabendo que o que queríamos de verdade era a música, só que ainda era difícil nos jogar 100 % nela”.

Capa de “Todo Aqui”

Com influências que vão de Rap, MPB, Reggae ao Folk, o Graveto é uma banda de São Paulo formada por Felipe Lima (vocais e guitarra) e os irmãos Vinicius (violões) e Ricardo Vaz (percussão). Eles conquistaram a marca de mais de meio milhão de streamings nos aplicativos de música e mais de 400 mil visualizações no canal oficial do You Tube.