Por André Rossanez

Em 2005, Ivete Sangalo tinha terminado sua turnê MTV Ao Vivo, que teve muito sucesso e estava apresentando o programa de TV “Estação Globo”. Nos intervalos das gravações, a baiana mais amada do Brasil, gravava seu quinto álbum pela Universal Music parte no Rio de Janeiro e parte em Salvador.

No dia 25 de Outubro de 2005 estava a venda no país todo o álbum “As Super Novas” com 12 músicas e produção de Alexandre Lins. O até então, mais recente trabalho, fundia ao Axé diversos elementos de inúmeros ritmos musicais, como Funk, Lambada, Zouk e Pop, além de trazer letras principalmente do amor vivido à dois. O sucesso foi tanto que as vendas ultrapassaram a marca de 1 milhão de cópias, bem como se tornou o segundo CD mais vendido de 2005 no nosso país.

Capa de “As Super Novas” – Foto: André Schiliro

Falando de amor verdadeiro, o primeiro single que também abre o disco, é a animada e contagiante “Abalou”, que trás os potentes instrumentos de sopro que tanto vemos nas apresentações e músicas da cantora. A faixa bem Axé Music, fez tanto sucesso nas rádios e entre os fãs que acabou sendo indicada ao Grammy Latino na categoria ‘Melhor Canção Brasileira”, além de entrar pra trilha sonora da Copa do Mundo de 2006. Uma música que até hoje é mega aclamada pelo público e cantada por Veveta nos shows.

Ouras canções bem ao estilo Axé, enchem o disco de muita energia e alegria. Com uma mensagem positiva de que a gente tem o poder de superar tudo e conquistar sonhos, “Poder” é um verdadeiro hino. Já “A Galera”, “Eh! Maravilha” e “Na Bahia” remetem diretamente ao carnaval da Bahia, com todos aqueles incríveis trios elétricos e artistas maravilhosos, que a galera segue cantando, dançando e se divertindo muito.

Uma das músicas mais amandas e mais lindas de todas que Ivete já gravou, trouxe muito amor em sua letra, bastante piano e solos de guitarra fantásticos pro disco. “Quando A Chuva Passar”, com certeza embalou a história de muitos casais e continua sendo um dos temas mais aclamados da artista por seu público. E o amor, também está presente na fofa “Mega Beijo” que chega com um toque de Samba Rock e um belo backing vocal.

Fotos: André Schiliro

Pra completar e deixar o CD ainda mais gostoso de ouvir, Ivete trouxe duas regravações de canções bem emblemáticas de nosso país. Trazendo latinidade e um arranjo de Salsa, o hit originalmente gravado por Caetano Veloso, “Soy Loco Por Ti América” mistura Português e Espanhol representando assim todos os países da América Latina, incluindo o Brasil, além de ter virado tema da trilha sonora da novela “América” da Rede Globo.

E o que dizer da versão da cantora para o sucesso da banda Kaoma, “Chorando Se Foi”? Simplesmente Sangalo conseguiu ser fiel à original, porém deixando bem sua personalidade e sua marca, com percussão bem marcada no arranjo. Não tem quem fique parado quando escuta esta canção. Uma delícia de ouvir e dançar.

Fotos: André Schiliro

“As Super Novas”, sem dúvida é um trabalho emblemático na carreira de Ivete Sangalo e um dos melhores de sua carreira, além de ser um dos que mais trás em sua sonoridade a origem musical da artista, porém com elementos novos até então.

Um disco pra ouvir muitas e muitas vezes. Um daqueles álbuns que a gente quando escuta, esquece todos os problemas e o mundo à nossa volta. Bom pra fazer aquela festa, pra se divertir, pra curtir sozinho ou acompanhado e tudo isso com música de qualidade e a voz maravilhosa de Ivete Sangalo. Mesmo após seus 15 anos de lançamento, continua muito atual, Um projeto atemporal e apaixonante.

Fotos: André Schiliro