O talentoso duo Mar Aberto, formado pelo casal Gabriela Luz e Thiago Mart, lança seu novo projeto autoral, o EP “Baseado em Amores Reais”.

As seis faixas que fazem parte do trabalho novo ganharam videoclipes em forma de curtas, que juntos contam uma história em seis partes. A direção é de Mess Santos e Rod Cauhi e o casal protagonista da história é vivido pelos atores Carla Diaz e Jessé Scarpellini

O novo projeto audiovisual do Mar Aberto está disponível na íntegra pelo Globoplay.

Para comemorar o novo EP e fazer sua promoção, a dupla recebeu a Imprensa para uma coletiva online via Zoom, na qual o Portal Me Gusta teve o privilégio e a felicidade de participar.

Além de mostrarem os seis clipes e cantarem algumas canções do duo, Gabi e Thiago contaram detalhes do novo trabalho e também da carreira.

Saiba o que eles contaram e conheça melhor essa dupla tão talentosa, carismática e que sempre nos presenteia com músicas tão incríveis:

Influências e Criação do EP

A dupla contou que no EP há diversas influências como Pop, Reggae, MPB, Rap, Hip Hop, entre outras.

Thiago conta uma curiosidade sobre o Rap presente em uma das faixas. “Eu tive uma pequena experiência como rapper, porque fiz isso num seriado infantil chamado The Fresh Beat Band que passava no Discovery kids, e eu era um rapper lá e acho que isso me deu uma certa influência para brincar com essas rimas rápidas”.

Por sua vez Gabi contou um detalhe da criação das músicas. Segundo ela, “O legal desse EP, é que a gente fez muitas dessas músicas, não pensando que seriam para gente. Então no final a gente acabou gostando e disse ‘tem que entrar para o EP’. São músicas diferentes, que há um tempo atrás talvez a gente não gravaria”. Thiago complementou dizendo que fazer essas músicas pensando em outros artistas, deu uma maior liberdade na hora de compor.

Idea de Fazer Clipes Que Juntos Formam Uma História

Thiago conta que eles tinham aproximadamente 25 músicas e aos poucos iam vendo quais gostavam mais, até escolher as seis que fazem parte do EP. Assim que ouviu as canções, o empresário deles disse que uma faixa era a cara da outra e que elas juntas, contariam uma só narrativa. Foi assim que surgiu a ideia.

Segundo o cantor, “Quando a gente escreve, a gente pensa em, claro, situações particulares, mas situações particulares que podem acontecer comigo, com você. Então acho, que isso trouxe uma abrangência, de forma que parecem realmente uma história só”.

Porque o Duo Não Protagoniza os Clipes

Gabi contou que a ideia de, diferente dos outros clipes da dupla, não participarem, veio por acharem que atores passariam melhor as emoções das personagens. Também teve inspiração em clipes de Ed Sheeran, dos quais ele não participa.

Thiago completou dizendo que usar atores como protagonistas é um “questão de unir artes e deixar quem sabe fazer o seu papel”. Ele revelou, “Eu não sou nada bom ator e a Gabi tem uma formação. Mas a gente optou por ter pessoas que conseguissem passar essa emoção atuando, tanto quanto a gente consegue com a música”. Gabi completou dizendo que os atores passaram tão bem as emoções que toda vez que ela assisti os clipes, ela chora de emoção.

Escolha dos Atores

Thiago contou como chegou aos nomes dos dois atores protagonistas que protagonizaram a história. “Queríamos alguém que estivesse presente no imaginário dos brasileiros. A Carla é uma pessoa que muita gente cresceu assistindo. Ela fez Éramos Seis, Chiquititas, Laços de Família e O Clone eu vi todas essas novelas. Ela comentou em uma live nossa que era fã do Mar Aberto e uma hora eu tava no banho e foi eureka, ‘Carla, eu tenho que chamar ela’. Aí mandamos o convite pelo Instagram e ela respondeu emocionada que tinha adorado o convite. Depois disso, teve a questão do Jessé. A gente tava procurando alguém que desse uma boa liga com ela e que tivesse além de uma doçura no olhar, uma certa comicidade, ele parece um Cartoon”

Clipes Disponíveis no Globoplay

Sobre a ideia de disponibilizar a história contada pelos clipes do EP no Globoplay, Thiago revelou, “Uma ideia de reunião. Alguém disse que seria realmente uma chancela. E algo muito bacana e inédito, você ter um projeto que parte da música para o visual numa plataforma”.

Mar Aberto com Carla Diaz e Jessé Scarpellini

Processo de Composição

Foi perguntado como se dava no geral, o processo de composição das músicas do duo. Gabriela responde: “Cada música sai de um jeito. A gente até criou um joguinho assim, que eu falo uma palavra e o Thi ajuda a colocar uma ideia bem fora da caixa. Outras surgem de um tema e tem outras que vem da harmonia”.

Temáticas das Músicas da Dupla No Geral

“Uma coisa que a gente sempre fala quando as pessoas perguntam se o Mar Aberto é good vibes, é que todo mundo tem problema, ansiedade, dificuldades e problemas familiares e quando a gente compõe a gente não gosta de filtrar isso. Tanto que “Espaço Demais”, é uma música que fala de coisas pesadas do tipo ‘terminei com você e gostava mais de mim quando eu gostava de você e tô me sentindo um lixo, tô indo pegar todo mundo, enchendo a cara e fazendo que eu não queria’. Então a gente não filtra e a gente também fala dessas vibes ruins”, contou Thiago. Ele também comentou que se eles falassem apenas das coisas felizes, soaria superficial.

Por sua vez, Gabi completou, “A a gente sempre pensa nisso, porque ninguém é 100% do tempo feliz. Eu sou muito feliz, mas tem dias que estou triste e eu quero ouvir uma música triste, para ouvir e chorar junto também”.

Cantarem Juntos

A dupla lembrou como começaram a cantar juntos e falaram sobre a felicidade de cantarem um com o outro. Contaram que tinham o mesmo professor de canto e que a primeira vez que ele os viu cantarem juntos, se emocionou muito.

Thiago contou que no começo, apenas compunham juntos e ele fazia a produção do disco da Gabi, que nem chegou a ser lançado e que no começo eles eram apenas amigos, só depois viraram um casal. Segundo ele, desde o começo eles “tiveram um encontro de ideias muito grande e um encontro de timbres”. Os dois sempre se sentiram muito confortáveis cantando um com o outro. Ambos disseram que gostam mais de cantar juntos do que separados.

Gabi disse que já de cara, “a conexão pessoal juntou com a conexão musical” .

Artistas Para Feats

Thiago e Gabi, contaram que gostariam muito de cantar junto com Roberto Carlos, Alexandre Carlos, Samuel Rosa, Matheus e Kauan, Ed Sheeran e John Mayer.