O primeiro EP de Rashid, “Hora de Acordar”, completa 10 anos e para celebrar ganha um documentário incrível.

Na época, o nome desse trabalho de estreia era também uma expressão que o levou a transpor os obstáculos. O desejo do artista era levantar, emergir e despertar. Alí começava a ser construída, sua carreira solo, independente das adversidades, que eram um estímulo a mais para saciar aquela fome de fazer acontecer.

Foto: Ênio César

Uma década depois, o EP tem revelado em um documentário homônimo, seu processo de produção. O registro conta com a participação de pessoas essenciais na elaboração do projeto e que vieram a crescer e se estabelecer no meio artístico tanto quanto ele próprio: Projota, Rael e Fióti compartilhando rimas; Nave Beatz, Luiz Café e Laudz (Tropkillaz) nos beats; a condução de Marechal com sua expertise de produtor e MC; Mr. Brown, DJ que acompanha Rashid até hoje e Daniela Rodrigues, sua empresária e esposa, são alguns dos envolvidos na produção e que deixaram seus depoimentos, atestando que o que os unia era a vontade de crescer, aprender fazendo, sem muita teoria, e sim na prática, na raça.

O doc com direção de Lincoln Pires, reúne esses e outros relatos, contados com nostalgia, mas também com a certeza de que as sementes plantadas lá em 2010 tinham força para dar frutos nos anos seguintes.

As imagens de arquivo confirmam a relevância de Rashid desde as primeiras batalhas, quando seus versos já arrancavam aplausos da plateia pela sagacidade e deixavam clara a afinidade dele com o microfone, assim como o potencial dos parceiros, como Laudz, que produziu o beat de “E Se” aos 17 anos e hoje é reconhecido como integrante do duo Tropkillaz.

Para Rashid, o EP “Hora de Acordar”, tem um sabor especial: ele é o elo entre os sonhos de adolescência e suas conquistas da vida adulta, e é um dos primeiros passos na ponte que ele ajudou a construir para que os sons da periferia atravessassem os muros altos das desigualdades.

Simplesmente uma oportunidade única de conhecer todo o processo de produção do EP de estreia do Rashid e conhecer um pouco mais da essência desse cantor e compositor tão talentoso e carismático.

E para assistir ao documentário é fácil. Basta entrar no canal Rashid no You Tube ou acessar https://youtu.be/IXek5pie5c0.

Você pode também ouvir o EP em https://sl.onerpm.com/452943898.

Foto: Ênio César