Após indicar músicas de artistas LGBTQIA+, a cantora Isadora dá sete dicas especiais de cuidados com a voz para cantores iniciantes.

Revelação do R&B brasileiro, a artista também é formada em música, com ênfase em canto erudito, e aproveitando os seus conhecimentos, ela preparou uma lista com pequenas práticas para ajudar quem trabalha ou quer trabalhar cantando.

“É preciso cuidar da voz como se cuida de um instrumento; ela pode ser ainda mais delicada. Nada substitui o acompanhamento com um profissional, que vai conhecer melhor suas capacidades e limitações, mas algumas práticas simples podem fazer toda a diferença”, conta a cantora.

Foto: Paulo Guimarães

A voz também é um instrumento musical, e assim como todos os demais, necessita de cuidados e muito treino para aperfeiçoar as técnicas e dominar da melhor forma possível.

Conheça a lista com as 7 dicas para cuidar da voz e aproveitar ao máximo o potencial dela:

1 – Aquecer e desaquecer a voz

Antes da aula, ensaio ou de um show, é fundamental aquecer a voz. Existem inúmeros exercícios para alcançar o nível ideal de aquecimento. E, logo após, é preciso liberar a tensão acumulada e voltar ao registro de voz normal, por isso o desaquecimento é parte crucial do processo.

2 – Hidratação

Não adianta só tomar um copo d’água antes de usar a voz. A hidratação é um lubrificante para as cordas vocais e deve ser feita ao longo do dia, preferencialmente com a bebida em temperatura ambiente, para auxiliar na performance.

3 – Respeite o cansaço

Não cante se estiver sentindo dor. Nosso corpo fala e apresenta sinais, e não vale a pena desgastar suas pregas vocais em um momento de desconforto, já que os malefícios podem ser piores depois. Em casos como esses, procure sempre um profissional para acompanhar a recuperação.

4 – Evite competição sonora

Lugares em que é necessário gritar para ser ouvido, como aqueles com som muito alto ou grande número de pessoas falando não são ideais quando o assunto é cuidado. Evite forçar a voz e cansá-la desnecessariamente.

5 – Tente não cochichar

Pode parecer besteira, mas o cochicho submete as cordas vocais a um esforço excessivo, já que o som emitido não é natural. Utilize o tom normal da sua voz para não causar nenhum tipo de exaustão vocal.

6 – Invista em um inalador portátil

Cheiros muito fortes, lugares empoeirados, mudança de temperatura, tempo seco – todos esses fatores influenciam a voz, e ter um aparelhinho que possa hidratar ainda mais as pregas vocais pode ajudar no processo.

7 – Alimente-se de forma saudável

Frutas, verduras e legumes são alimentos de boa digestão e que ajudam na qualidade da voz. A tão famosa maçã é, sim, uma grande aliada para limpar a boca e a faringe. Comidas mais pesadas e derivados do leite não são recomendados, já que podem causar desconforto, refluxo e engrassagem o muco, o que prejudica o potencial das cordas vocais.

Isadora (Por Assessoria de Imprensa)

Amor, dedicação e boa dose de energia positiva definem Isadora. Do Rio de Janeiro para o mundo, a cantora de 26 anos não mede esforços para ir atrás de seus sonhos: são quase 80 milhões de streams em suas músicas, com média de 700 mil mensais, mais de 490 mil visualizações no YouTube e um repertório extenso de experiências ao longo da carreira.


Formação em canto erudito, uma incrível bagagem sobre assuntos sociais e musicais, shows com uma banda em bares e casas noturnas, participação nos programas The Voice Brasil (Rede Globo), Na Voz Delas (Canal Bis) e parcerias em hits fazem parte do conteúdo da cantora que, apesar da pouca idade, já conquista seu espaço na cena musical.


Com destaque pela interpretação e composição do sucesso “Sun Goes Down”, em parceria com o DJ e produtor Bruno Martini, em 2017, Isadora coleciona influências importantes na música, da erudita à popular. De uma família amante das artes, aos 7 anos de idade já dava os primeiros passos para a vocação. Fez parte de um coral infantil, participações em musicais e cresceu com uma educação voltada para as artes. Desde a primeira vivência na Europa, aos 11 anos, Isadora teve intenso contato com a música, dentro e fora da escola. Foi então que, na adolescência, se apaixonou pela profissão e decidiu dedicar-se inteiramente ao universo musical.


Inspirada por divas do Pop e R&B como Amy Winehouse, Whitney Houston e Beyoncè, Isadora agora dá início a uma fase de projetos inéditos e autorais, com grandes novidades para 2021. Agenciada pela SoulTime, em 2020 a cantora comemorou o lançamento de seu primeiro EP, o projeto autoral intitulado de Universo Particular, produto da gravadora Onda Musical, que conta com seis faixas inéditas e, juntas, ultrapassam os 220 mil plays. Agora, ela se dedica ao Mulher 21 – projeto musical que dá vida ao propósito de homenagear e empoderar ainda as mulheres que lutam todos os dias por seus direitos e liberdade. A faixa de estreia, homônima ao trabalho, foi lançada no Dia Internacional da Mulher e já acumula mais de 50 mil views.