28 de Maio é Dia Internacional da Higiene Menstrual e nessa data, incríveis mulheres se unem para conscientizar sobre algo que atinge muitas mulheres, a Pobreza Menstrual,

Em parceria com a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil e única clinicamente testada no mundo, essa mulherada maravilhosa inicia a primeira manifestação digital do Brasil feita pra movimentar esse assunto pouco falado e compartilhado. A Pobreza Menstrual, que atinge hoje mais de 500 milhões de meninas e mulheres ao redor mundo. Cada postagem feita no dia 28 de maio e marcada com a #pantysprotest, será transformada em uma calcinha absorvente que será doada para mulheres em situação de pobreza menstrual. “É muito importante iluminar e falar de um problema como esse que afeta a vida emocional e social de tantas meninas no Brasil “, afirma a apresentadora Angélica.

“A pobreza menstrual e o tabu em torno da menstruação impedem meninas e mulheres cisgênero e também homens trans, de participar normalmente da vida cotidiana, porque as obriga a se ausentar da escola ou do trabalho durante seus períodos menstruais. No Brasil, uma em cada quatro jovens já faltou à aula por não poder comprar absorvente. Levando em conta que elas ficam cerca de cinco dias menstruadas todo mês e que elas continuem indo ao colégio por pelo menos cinco anos, vocês conseguem calcular o impacto dessa perda? ”, indaga a mestre em direito penal Gabriela Prioli.

Já a atriz Paloma Bernardes, que também engajou na ação, presta homenagem às mulheres: “Para todas as mulheres que sangram todos os dias, de diversas maneiras, meu respeito, minha admiração. Desejo que juntas possamos, de forma digna, nos renovar a cada ciclo,respeitando o nosso sagrado feminino”. Samara Felippo, também atriz, finaliza dizendo “Me sinto ao mesmo tempo muito grata por poder de certa forma, minimamente, levar essa mensagem tão urgente a tantas pessoas, mas também uma tristeza por precisar levantar essa questão. Em primeiro lugar, a menstruação é um processo natural feminino e deve ser tratado com carinho, acolhimento e leveza. Segundo, que não podemos deixar milhares de meninas sem a dignidade menstrual, que nada mais é que acesso a higiene, informação e escolas preparadas para recebê-las” .

Participam da ação a Dra. Tathiana Parmigiano, ginecologista do Time Brasil nas Olimpíadas, m Angélica, Fernanda Souza, Gabriela Prioli, Letícia Braga, Monica Benini, Paloma Bernardi, Rachel Maia, Samara Felippo e a atleta Aline Silva. Os cachês foram revertidos em milhares de doações para ONGs em todo o Brasil.

Algumas das ONGs contempladas são: Nós Mulheres, Projeto Ballet Manguinhos, Me Empodera, Mulheres da Terra, Novos Sonhos, Associação Mulheres de Paraisópolis, Os Vicentinos, Centro Irmã Rita Cavenaghi, Casa Padre Pio, Recanto Nossa Senhora de Lourdes, Lar Os Girassóis, Orfanato Santa Rita de Cássia, Lar Casa Viva, Missão

Veja nos links o que cada uma postou:

 Angélica: https://www.instagram.com/p/CPa-mrcpVrt/ 

Fernanda Souza: https://www.instagram.com/p/CPatIzxhr80/ 

Gabriela Prioli: https://www.instagram.com/p/CPbQw5qBtJ2/

 Leticia Braga: https://www.instagram.com/p/CPak29zD8SX/ 

Monica Benini: https://www.instagram.com/p/CPbUeAlAZuo/ 

Paloma Bernardi: https://www.instagram.com/p/CPbBxVkDkVR/ 

Rachel Maia: https://www.instagram.com/p/CPbW9_NnPzB/ 

Samara Felippo: https://www.instagram.com/p/CPa5EBgpFGO/