AM e FM eram as maneiras dos brasileiros ouvirem Rádio. A evolução tecnológica veio e a partir do fim da década de 90 chegaram as Rádios Online, que cada vez ganham mais adeptos.

Entre os principais atrativos das web radios, estão a globalização da audiência, a democratização do acesso, a pluralidade de conteúdos e a valorização das culturas locais ao redor do mundo, entre outros fatores.

Você já tem o hábito de ouvir alguma rádio pela internet? Veja abaixo dicas de nove programas voltados à música e à cultura para você conhecer e se aprofundar no universo online das rádios.

1) Vozes do Brasil 

A Rádio Vozes, criada pela jornalista Patrícia Palumbo, permanece online 24 horas. “É a rádio que você sempre quis ouvir e que eu sempre quis fazer”, explica a criadora da rádio. O Vozes do Brasil é um programa que Patrícia comanda há mais de duas décadas, dando voz a artistas da MPB que oferecem aos ouvintes ricos relatos sobre sua vida e sua obra. O programa está no ar em 11 emissoras pelo país além da Rádio Vozes.

2) Heavy Pero No Mucho

O “Late” show da 89 FM A Rádio Rock, que pode ser acessado pelo site da rádio. Nas madrugadas da Rádio Rock, o apresentador Thiago Deejay realiza entrevistas e também conta as últimas “Newstícias” sobre filmes, saúde, turismo e música. A programação musical passa por gêneros e estilos como o hardcore, punk, ska, sons dos anos 90, lançamentos, entre outros.

3) Rádio Feminine Hi-Fi 

Um passeio pelos ritmos jamaicanos – ska, reggae, rocksteady, dancehall, dub – e seus desdobramentos pelo mundo, inclusive no Brasil, como o samba-reggae. Essa é a tônica do programa Rádio Feminine Hi-Fi, do projeto paulistano homônimo e comandado por Dani Pimenta, Andrea Lovesteady e Laylah Arruda. O programa é transmitido pela Dublab Brasil, braço da Dublab, rádio online que nasceu em Los Angeles (EUA) em 1999 e que está presente também na Alemanha, Espanha e no Japão.

4) Hora do Sabbat 

Apresentado pela jornalista e produtora Sarah Mascarenhas, o programa Hora do Sabbat vai ao ar pela Rádio Brasil Atual FM. A Hora do Sabbat é um espaço de expressão, visibilidade e pluralidade de vozes da mulher arteira e fazedora, uma revista radiofônica feminista, com programação voltada às expressões femininas em todos os gêneros musicais.

5) Troca-Fitas

Híbrido de programa de rádio e podcast, o Troca-Fitas é comandado pelos irmãos João Pedro Ramos e Zé Victor Ramos, que trocam figurinhas musicais desenterradas de suas incessantes buscas por sons diferentes. No formato web radio, é transmitido pela Mutante Rádio

6) Cafuné

programa Cafuné é transmitido pela Rádio Beach Park e apresentado pelo jornalista, radialista, produtor musical/cultural e pesquisador musical Guga de Castro. O programa apresenta músicas e artistas de todos os lugares, épocas e/ou gêneros musicais, como o samba, afrobeat, high-life, cumbia, forró, tecnobrega e manguebeat. 

7) Outra Frequência

Transmitido pela Rádio Graviola, o programa de rádio Outra Frequência conta a história viva e contínua da canção nacional entre clássicos e novos, independentes e mainstreams. A produção e apresentação é de Caio Bars e Júlia Novaes.

8) Sons do Brasil

Sons Do Brasil, apresentado por Serginho Ságitta, vai ao ar pela Rádio USP, mas também tem transmissão online pela rádio web Alma Londrina. O programa apresenta a música independente, resultante de composições e interpretações de talentos ignorados pela grande mídia e estranhas à maioria do público que aprecia MPB e todas as suas vertentes e influências. Espaço para novos talentos e um bate-papo que aborda os assuntos relacionados com a cena independente brasileira.

9) radia_lista

O programa radia_lista é transmitido pelo coletivo Radialivres, criado em meio ao isolamento físico e aos desafios de um contexto pandêmico, e formado por radialistas, jornalistas, comunicadores, podcasters que atuam em prol da cultura e música brasileira, preocupados e atuantes nas questões sociais e políticas, além de potencializar a visibilidade das mulheres, das populações negras e LGBTQI+ como forma de contribuir para uma sociedade diversa e democrática. A programação musical passa pela vasta produção nacional em todos os gêneros e sonoridades .