Uma das maiores bandas de Rock da história, o Metallica, anuncia a edição remasterizada de “The Black Album”, em comemoração aos 30 anos do lançamento.

O lançamento pelo próprio selo da banda, Blackened Recordings com distribuição da Universal Music, acontece no dia 10 de Setembro. Junto com a edição remasterizada, será lançada também “The Metallica Blacklist”, que reúne 53 releituras das canções por outros artistas de diversas partes do globo terrestre.

O mais incrível de tudo, é que além de celebrar o quinto disco da banda, o valor total das vendas de “The Metallica Blacklist” vai beneficiar 52 instituições de caridade.

The Black Album” é um dos discos mais bem-sucedidos comercialmente e aclamados pela crítica de todos os tempos. Seu lançamento, em 1991, não só deu ao Metallica seu primeiro álbum Nº1 em nada menos que 10 países, incluindo uma sequência de 4 semanas em Nº1 nos Estados Unidos, como impulsionou a ascensão da banda a headliners em estádios, rádio e na MTV, elevando os metaleiros a outro patamar. A recepção do álbum pela imprensa foi similar, crescendo ao longo dos anos até se tornar uma presença constante nos “500 Melhores Álbuns de Todos os Tempos”, da Rolling Stone.

O impacto e a relevância do álbum continuam a crescer — como comprovado por um fato indiscutível: “The Black Album” permanece incontestável como o disco mais vendido da história da Nielsen Soundscan, superando todos os lançamentos em todos os gêneros nos últimos 30 anos.

O especial “The Metallica Blacklist” traz diversos artistas de gêneros como Country, Música Eletrônica e Hip Hop e que compartilham seu amor por essas músicas ao lado de punk rockers, indies, ícones do rock, metal, world music e muitos mais. Uma homenagem adequada e ilimitada, que apresenta bandas que dividiram os palcos com o Metallica ao lado de artistas que são mais jovens do que o álbum original.

As versões físicas já estão em pré-venda e já foram disponibilizadas nas plataformas digitais as faixas “Nothing Else Matters”, por Miley Cyrus (com WATT, Elton John, Yo-Yo Ma, Robert Trujillo, Chad Smith), e “Enter Sandman”, interpretada por Juanes.