Di Ferrero regrava seu hit “Sentença”, ao lado da maravilhosa Nova Orquestra.

A parceria é o primeiro single com vídeo do projeto, “Encontros Nova Orquestra”, onde os estudantes da orquestra do projeto Vale Música, tocam ao lado de grandes artistas.

Para Di Ferrero, a troca de experiências com jovens músicos durante o projeto, que aconteceu 100% em formato digital, foi um combustível para o seu crescimento como artista. Segundo o cantor, é incrível permitir e entregar um som para pessoas com visões diferentes e deixar isso se transformar em algo novo. “A música tem esse poder de fazer pessoas que têm ideologias diferentes estarem no mesmo lugar, curtindo o momento e cantando o mesmo som com entusiasmo”, relata.

Foto: Luis Martino

O projeto Encontros Nova Orquestra visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

Projeto da Agência Olga, a Nova Orquestra foi criada para promover e democratizar a música de concerto. Para a realização da série, ela se uniu ao Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país.

O próximo vídeo exclusivo contará com a participação da cantora Roberta Campos.

Fotos: Luis Martino

Nova Orquestra

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Programa Vale Música

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org.