Referência do estilo Lo-Fi no Brasil, Linearwave lança novo EP, “IV” pela Olga Music.

O artista, que na verdade se chama, Yuri Bastos, possui mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas e o projeto chega com uma trilha sonora ideal para os diferentes momentos de um dia.

“As músicas desse EP são uma amostra da diversidade e da fusão de estilos que fazem do Lo-Fi o gênero que está reinventando a música instrumental. Cada faixa representa um momento do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) e evoca as sensações daquele momento.“, conta o músico.

Foto: Karina Ayumi

O EP do produtor paulistano Linearwave tem 4 faixas que exploram diferentes moods e o objetivo de divulgar e ampliar o Lo-Fi no território nacional. Um trabalho muito gostoso de ouvir, com sonoridade suave, moderna e relaxante. Muito gostoso de ouvir e relaxar, esquecendo um pouco o estresse do dia a dia.

Lo-Fi:

Mas, o que o termo Lo-Fi significa? O termo Lo-Fi significa lower fidelity (baixa fidelidade) e tem origem na oposição ao termo Hi-Fi (alta fidelidade), utilizado para fazer propaganda da tecnologia que era novidade nos aparelhos de reprodução de música na década de 50. Ele foi popularizado em 1980, com a evolução da tecnologia e a queda do preço de equipamentos mais antigos e uma nova parcela de músicos passou a ter acesso ao processo de gravação da própria música. Os registros caseiros (muitas vezes imperfeitos) passaram a ter um certo reconhecimento e valorização. A partir daí, o Lo-Fi passa de termo técnico à estética. 

Com a característica mais marcante da presença de ruídos, sons de ambiente e outras “imperfeições” como parte da música, ela foi uma solução para muitos para conseguir focar no trabalho, ou até mesmo para relaxar numa pausa e por fim, para esperar o sono chegar no fim do dia. Aconselha que essa que vivenciada com fones de ouvido a fim de desconectar um pouco do que está acontecendo ao nosso redor e ouvir a música com mais detalhes. Acaba sendo uma experiência mais imersiva do que se estivéssemos ouvindo em outro meio.

Foto: Karina Ayumi

Linearwave

Criado em 2018 e com mais de 180 músicas lançadas, Linearwave (nome artístico adotado por Yuri Bastos) atingiu em pouco tempo algumas marcas expressivas, como os mais de 50 milhões de streamings nas plataformas, presença nas principais playlists editoriais do estilo e mais de 1 milhão de ouvintes mensais no spotify.

O EP “IV” inaugura uma série de lançamentos voltados para a divulgação do lo-fi dentro do mercado nacional. Primeiro fruto da parceria entre diversos produtores brasileiros e o selo Olga Music, o EP está disponível nas plataformas digitais.

Ouça nas plataformas digitais o EP “IV” em https://bfan.link/iv

Ficha técnica
Música: Yuri Bastos (Linearwave)
Produção: Yuri Bastos (Linearwave)

Acompanhe Linearwave nas redes sociais:
https://www.instagram.com/linearwave
https://www.twitter.com/linearwave
https://www.tiktok.com/@linearwave