Alcione Recebe Homenagem da PUCRS

Alcione é homenageada com o Mérito Cultural PUCRS

A artista receberá o reconhecimento em evento online na terça-feira, 14/12, com transmissão pelo canal da Universidade no YouTube

Em meio às comemorações pelos 73 anos da PUCRS, a Universidade anuncia o Mérito Cultural 2021. Neste ano, a cantora Alcione será homenageada em uma cerimônia online no dia 14 de dezembro, às 21h, com transmissão pelo canal da PUCRS no YouTube. Na ocasião, a artista irá relembrar momentos marcantes de sua carreira artística em bate-papo com Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura da PUCRS, e receberá a honraria do reitor, Ir. Evilázio Teixeira.

Alcione é conhecida no mundo todo como uma das maiores intérpretes da música popular brasileira, sendo uma das grandes referências da nossa cultura, sobretudo, por sua história com o samba. A artista recebeu a carta convite para recebimento da honraria pessoalmente, no Rio de Janeiro, pelo professor Ricardo Barberena, diretor do Instituto de Cultura. Além da homenagem feita pela PUCRS, sua vinda ao Rio Grande do Sul celebra o lançamento de seu novo álbum e turnê Tijolo por tijolo. A cantora faz show em Pelotas, no dia 15 de dezembro, no Theatro Guarany e, no dia 16 de dezembro, no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre.

Uma trajetória cantada em mais de 30 álbuns

Alcione Dias Nazareth é cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Ao longo de sua trajetória artística, lançou mais de 30 álbuns de estúdio e nove ao vivo.

Nascida em São Luís do Maranhão, formou-se professora primária e, em 1967, mudou-se para o Rio de Janeiro para seguir sua carreira como cantora. A Marrom, apelido que ganhou desde o início de sua trajetória, começou cantando na noite, em boates de Copacabana. Assinou o primeiro contrato profissional com a TV Excelsior, apresentando-se no programa Sendas do Sucesso. Em 1975, lançou seu álbum de estreia A Voz do Samba, com o sucesso Não Deixe o Samba Morrer. Além desse, seus outros maiores discos de sucesso são: Pra que chorar (1977), Alerta geral (1978), Da cor do Brasil (1982), Fogo da vida (1985), Fruto e raiz (1986), Nosso nome: Resistência (1987), Nos bares da vida (2000) e seu último lançamento, Tijolo por tijolo (2020).

Em 1989, a cantora fundou o Clube do Samba ao lado de grandes nomes como Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Clara Nunes. Junto disso, Alcione se tornou membro destacado da Estação Primeira de Mangueira, fundou a Escola de samba mirim da Mangueira e é presidente de honra do Grêmio Recreativo Cultural Mangueira do Amanhã. Em 2018, a Escola Mocidade Alegre homenageou os 70 anos de vida e os 45 anos de carreira de Alcione através do enredo A voz marrom que não deixa o samba morrer. E sua relação com o Carnaval vai além, já tendo interpretado sambas de exaltação às escolas de samba Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha do Governador, Beija-flor de Nilópolis e Portela.

Talento traduzido em reconhecimentos

Ao longo de sua carreira, Alcione recebeu 25 discos de ouro e sete de platina. Foi laureada com a Ordem do Rio Branco (a mais alta comenda do Brasil) e outros importantes prêmios, como as Medalhas Pedro Ernesto e Tiradentes, a Medalha do Mérito Timbiras (a maior comenda do Estado do Maranhão), a Medalha Daniel De La Touche (concedida pela Câmara Municipal de São Luís) e o Prêmio A Voz da América Latina, concedido pela ONU. Em 2003, ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba. Recebeu também da Academia Brasileira de Letras, o Prêmio de Melhor Cantora Popular. Alcione acumula incontáveis feitos ao longo de seus quase 50 anos de carreira e atualmente é uma das maiores intérpretes da música popular brasileira.

Sobre o Mérito Cultural

A honraria Mérito Cultural PUCRS simboliza o reconhecimento institucional de uma personalidade do meio cultural. A pessoa homenageada é alguém que tenha transformado a sua vida artística numa trajetória de defesa da cultura enquanto instrumento de humanização e educação.

Com entrega anual, o Mérito Cultural PUCRS integra o Estatuto e Regimento Geral da Universidade e está inserido nas diversas ações que buscam transformar a Instituição em um polo cultural. Nos últimos três anos, homenageou a atriz Fernanda Montenegro que apresentou a leitura dramática Nelson Rodrigues por ele mesmo e a cantora Maria Bethânia que, na ocasião, apresentou seu espetáculo Claros Breus, ambas cerimônias aconteceram no Salão de Atos Ir. Norberto Rauch. Em 2020, Lima Duarte foi homenageado em cerimônia online, na qual relembrou sua história e fez a leitura de excertos de João Guimarães Rosa e Padre Antônio Vieira.

Agende-se para assistir a entrega do Mérito Cultural PUCRS 2021

O quê: Mérito Cultural PUCRS 2021 – Alcione

Data: 14 de dezembro

Horário: 21h

Onde: canal da PUCRS no YouTube, neste link

_______

*Conteúdo publicado originalmente no Portal da PUCRS (acesse aqui).

1 comentário

  1. Marrom! Bela homenagem a uma mulher tão honrada’ gigantesca, maravilhosa, amo demais 🌹 amor real, ela merece muito mais ❣️❤️

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s