Sandy lançou a emocionante e sensível “Universo Reduzido”. Um single sensível e que reflete sobre os tempos difíceis que estamos vivendo.

A filha de Xororó, reuniu a imprensa para contar detalhes da nova música e planos para a carreira em 2022. O Portal Me Gusta teve a felicidade e o privilégio de particioar dessa entrevista online.

Saiba o que Sandy revelou, a seguir:

Single “Universo Reduzido

Para Sandy, a nova música “Universo Reduzido”, é a mais densa e complexa da carreira solo. Segundo ela, “É uma música muito introspectiva que se esforça em cavar a fundo sensações muito reais que fazem parte desse novo vocabulário de emoções com que fomos obrigados a conviver nesses últimos tempos. Foi quase que um movimento de exorcizar todos esses sentimentos”.

A letra procura trazer reflexões positivas em meio a momentos caóticos. “Ela não é uma música só positiva, mas tem um viés positivo, de esperança, dessa mensagem de tentar encontrar no meio do caos aquele pedacinho de oásis, de paraíso, de céu, que pode, sim, mesmo quando a gente tá no fundo do poço, trazer alguma alegria, uma vontade de viver. Eu não fiquei depressiva, não, eu não sou uma pessoa depressiva, mas eu sou uma pessoa intensa, de sentimentos e eu sou um pouco dramática”, concluiu Sandy.

A composição começou a ser feita em Janeiro, quando o país iniciava, e demorou um tempinho pra ficar pronta, pois o momento da pandemia afetou um pouco o processo criativo da cantora. Segundo ela, “Eu sou uma pessoa que segue o meu próprio coração e tenho meu próprio ritmo. Hoje me dou esse direito de seguir um ritmo meu e lançar quando quero e tenho o que falar, porque muitas vezes a gente pode sentir pressionada pelo mercado, pensando ‘preciso lançar, faz tempo que não lanço alguma coisa é está na hora”, mas depois desses 30 e poucos anos de carreira, consigo hoje olhar pra dentro e saber quando estou pronta pra fazer isso. E na pandemia não foi um processo muito fácil pra mim, nessa coisa de produzir música. E eu não queria falar de outras coisas, não estava apta. Fui seguindo a minha intuição”.

E a irmã de Júnior Lima garante, “Espero que ‘Universo Reduzido’ venha para selar esse ciclo de produções assim, intensas e muito introspectivas. Sigo na expectativa de, no ano que vem, encontrar espaço interior para escrever coisas mais leves e voltar a viver coisas mais comuns do dia-a-dia”.

A produção da faixa foi feita por Lucas aluna d pelo renomado Jason Tarver, que já trabalhou com Adele. “Jason Tarver é um baita de um engenheiro de som, e também um grande amigo. Então agora, com esse mundo virtual, a gente foi trocando ideia, muito conectado, e ai a gente fala com ele. Mas parecia que ele estava aqui dentro, coisas que ele manda de lá fica perfeito, ele captou tudo. Sabe o que foi o mais legal? Quando eu gravei o clipe a música ainda não estava finalizada, e nesse processo, ele finalizou a música, vendo o clipe, então a mixagem da música ele fez assim e as últimas coisas que ele colocou, também foram feitos assim, foi muito legal, ficou muito integrado”, revelou Sandy.

A capa do single traz apenas um dos olhos de Sandy no centro. Segundo a artista, a escolha foi feita em cima de fotos tiradas dos takes do clipe e a imagem escolhida traz uma simbologia. “Tô trazendo meu olhar sobre esse momento, meu olhar sobre o que tá se passando nesse mundo. Mais do que pra fora, é um olhar pra dentro, em contato com as sensações e os sentimentos que isso tudo trouxe”, apontou ela.

Sobre a importância de single pra ela, Sandy revela, “Acho que a importância disso é a possibilidade de colocar pra fora, é uma música que é meio que um desabafo. E as pessoas que eu mostrei essa música, já me agradeceram por poder gritar isso junto, meio que a pessoa se apropria desse desabafo e agradecem por ter falado tudo isso. Pode ser que não bata assim pra todo mundo, mas se bater pra uma ou duas pessoas, já é muito pra mim”.

Sobre o clipe do single, Sandy contou que ele foi pensando, também, para trazer uma simbologia em todos os detalhes e não-literal das sensações que estamos vivendo. Segundo ela, “O clipe é cheio de simbologias para as pessoas interpretarem. Essa música é minha cara, o clipe é minha cara. É uma realização para mim e eu espero que as pessoas sintam tudo isso. É a minha verdade”.

Pandemia

Sandy também foi perguntada como foi pra ela passar por todo esse período de pandemia e tensão. A pandemia impactou na prática por conta do cancelamento dos shows, eu estava com uma turnê todo programada, projeto novo e tudo mais, e tive que dar uma pausa em tudo. Sou uma pessoa que levou a pandemia muito, muito a sério. E toda a minha família também. Nós fizemos meio que um pacto, de nos cuidar ao máximo, nos preservando mesmo, para podermos estar perto uns dos outros com segurança”.

Apesar de definir o período como o mais difícil de sua vida, Sandy apontou que aproveitou para “estar mais presente na vida pessoal” e curtir, ainda que de forma online, a presença de amigos e familiares. “Dei atenção a esse outro lado da minha vida de um jeito que nunca pude dar. Isso me ajudou muito também”, ponderou ela.

Para ter força para superar tudo isso ela contou, “Continuei com a minha terapia online, continuei fazendo meu tratamento homeopático online, tudo online. Cuidei da minha saúde física e mental, me cuidei muito. E o fato de estar perto das pessoas que eu amo me ajudou bastante!”.

E completou, “Pra eu poder estar com as pessoas mais importantes pra mim, todos nós fizemos um pacto, de que a gente ia se preservar muito. O fato de poder estar com essas pessoas que eu amo muito me ajudou bastante a passar bem por esse período todo, com saúde mental e emocional. Claro que existem altos e baixos, não estava sempre sorrindo e feliz, porque ficar longe dos palcos, dos amigos e da vida normal é muito difícil”.

E ela completa, “Nosso trabalho envolve diretamente o deslocamento, a aglomeração. Sou muito medrosa com isso de pegar o vírus, mas graças a Deus nem eu e nem a minha
família pegamos. Tem muita gente fazendo shows e tentando voltar ao normal. Mas eu ainda não. Não me sinto segura e não quero colocar ninguém em risco. Já tive períodos sabáticos longe dos palcos, mas canto desde os oito anos de idade. Então, foi muito difícil. Foi realmente o momento mais difícil da minha vida”.

Turnê Nova

Após a série de shows com irmãos, Sandy planejava retomar a carreira solo em 2020 e lançar um novo álbum de estúdio,bem como fazer uma turnê e tudo foi adiado por conta da Covid.

A cantora planeja em 2022 voltar aos palcos no segundo semestre do ano. “Quero fazer um novo álbum e uma turnê. Quero compor músicas mais alegres e tentar me inspirar de um jeito diferente, pois já me sinto esperançosa. Está tudo previsto para o segundo semestre do ano que vem. Quero voltar de algum jeito, mesmo que cheia de cuidados e protocolos, pela segurança de todos. Tô com um gás de quem tá com saudade de voltar, de cantar, de estar com as pessoas”, contou ela.

E sobre os shows ela garantiu, “Graças a Deus, eu posso me dar esse direito de fazer só quando eu realmente me sentir segura. Não quero colocar ninguém em risco. Vamos esperar a terceira dose, a galera estar vacinada e as coisas estarem bem mais tranquilas, e eu volto no ano que vem”.

E finalizando, Sandy revelou “Pretendo passar por muitas cidades, contemplar quase todos os estados, depende do tempo que eu tiver para fazer essa turnê. Mas, claro, no meu ritmo, daquele jeitinho. Não sou uma pessoa que faz 15, 20 shows por mês, porque eu não aguento. Tenho meu filho, tenho uma vida que é muito importante para mim e que hoje eu posso ter esse tempo para me dedicar”.

Pressão Pra Novos Lançamentos

Sandy contou que as longo dos 33 anos de carreira, aprendeu a não se sentir pressionada para sempre lançar músicas novas, mesmo que muitos a cobrem. Segundo ela, “Tenho o meu tempo, não queria escrever sobre outras coisas diferentes de tudo o que estava acontecendo no mundo. Comecei a escrever a música em janeiro, fui fazendo e terminando aos poucos. Tenho o meu jeito. Sou muito sortuda, por tudo. Que sorte que as pessoas ainda quererem escutar o que eu quero dizer. Já trabalhei muito, já lancei muitas músicas, já cantei muito. Hoje, faço o que tenho vontade. Isso não quer dizer que não me importe com o que as pessoas pensam. Tem críticas negativas que ainda me chateiam muito, sim, me chateiam, mas não me deixo pautar pelas expectativas dos outros ou do mercado. Eu hoje posso me dar esse luxo”.

Curiosidades do Clipe “Universo Reduzido”

Sandy dividiu com todos a seguinte curiosidade sobre o clipe: “Quando eu gravei o clipe a música não estava finalizada e faltavam as cordas que estavam só em Mid, que é um jeito de gravar as cordas eletronicamente. Tinha uma outra coisa faltando no arranjo. E os locais de fundo não estavam feitos. A música estava bem próximo de estar pronta, então deu (no clipe) para sentir ela toda e fazer direitinho”.

A cantora também falou sobre os movimentos de mãosquebfaz no vídeo, uma espécie de coreografia. Segundo ela, “Acho que foi o Celsinho que deu esse ideia de fazer os movimentos, meio de dança e eu gostei. Ele perguntou se eu ia fazer sozinha e eu falei que poderia, por ser uma coisa mais de movimentos, mas eu quis chamar uma pessoa para ajudar. A gente chamou uma bailarina, que participou da turnê com meu irmão, a Carol, e ela me ajudou. Ela me orientava de onde tirar os movimentos e eu ia fazendo o que vinha pela cabeça. Ela foi me dando um toque ou outro e eles me deixavam alí, solta e livre para sentir a música. E fui fazendo tudo pela primeira vez e acho que isso vem também de uma coisa de inspiração, o que é bom. Pode não dar certo e a gente faz de novo e de novo. Mas às vezes, a primeira tem um encanto que vem desse lugar de sentir a música e foi o que eu fiz. A gente pegou os melhores trechos e colocou no clipe”.

“Sandy + Chef”

Este ano Sandy lançou o programa “Sandy + Chef” na HBO Max. Sobre uma segunda temporada, ela revelou “Depende mais deles do que de mim e depende um pouco da minha agenda, porque a minha prioridade não é essa, a minha prioridade é a carreira de cantora. Mas eu gostei muito de fazer, me diverti muito. Então, o que eu puder fazer para encaixar, caso eles me chamem pra uma segunda temporada, vou fazer. Queria muito encaixar na minha agenda e fazer de novo,l. Eu me diverti demais e fiquei feliz com o resultado. As pessoas estão elogiando bastante também. E graças a Deus, deu certo e está dando bons resultados, tem bastante gente assistindo. Ficou em primeiro lugar por um bom tempo lá na HBO Max. Tomara que tenha uma segunda temporada”.