Opinião – Especial

by

in

Programa “Opinião” da TV Cultra, discute o poder da amizade entre as mulheres.
No Mês Das Mulheres, o programa propõe olhar para uma força muitas vezes subestimada: a amizade entre mulheres. Para debater o assunto, Andresa Boni recebe no estúdio a socióloga e psicanalista Ingrid Gerolimich e a professora da Casa do Saber, empreendedora social e diretora-executiva da Feira Preta, Adriana Barbosa.

De forma remota, participam a psicóloga Lili de Grammont, filha da cantora Eliane de Grammont, assassinada pelo ex-marido, o cantor Lindomar Castilho, em 1981; e a antropóloga Mirian Goldenberg, que fala sobre a importância da amizade feminina na velhice. O “Opinião” vai ao ar nesta sexta-feira (13), às 20h30, na TV Cultura.

Foto: Tatiana Bertoni/ Acervo TV Cultura

Mais do que afinidade, as relações entre mulheres muitas vezes se transformam em redes de apoio emocional, profissional e até de proteção. Amigas que indicam vagas de trabalho, acolhem no puerpério, escutam no luto ou ajudam a sair de relações abusivas. Em um mundo ainda marcado por desigualdades, essas conexões podem funcionar como base de sustentação.

Estudos mostram que os vínculos entre mulheres impactam a saúde mental e a longevidade. O “Opinião” debate se a amizade feminina pode ser também uma forma de resistência e fortalecimento coletivo, se estamos vivendo uma cultura mais colaborativa e se, quando uma mulher puxa a outra, o movimento gera apenas apoio individual ou uma transformação mais ampla.


Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Portal Me Gusta

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading