Hoje, dia 25, a banda Coldplay comemora os dez anos do inesquecível álbum “Mylo Xyloto”.

Para celebrar, o grupo organizou ações especiais nas plataformas digitais. No Spotify já estão disponíveis nove artes animadas e cinco vídeos musicais comemorativos. Além disso no app de música da Apple, também foi incluído uma animação especial. E pra terminar, há conteúdos especiais nos perfis das redes sociais da banda e da Warner Music Group.

Inspirado por uma antiga escola americana de grafite, o Movimento Rosa Branca e pela série da HBO The Wire, o álbum “Mylo Xyloto” foi lançado em 24 de Outubro de 2011 poema Warner. “Every Teardrop Is A Waterfall”, o primeiro single, foi lançado quase quatro meses antes, além de ser incluído em um EP de mesmo nome, junto a “Major Minus” e “Moving To Mars”.

Capa do álbum “Mylo Xyloto”

E você já se perguntou o que significa o nome do álbum? A resposta é muito bacana. “Xyloto” é um mix das palavras em inglês: “xylophone” (xilofone) e “toe” (dedo). Mylo é o nome de um garoto que vive sob a ditadura de Major Minus, um militar que proíbe as cores, e que são rebeldemente espalhadas pelas ruas pela gangue dos Sparkers. Depois que os rebeldes são presos, resta a Mylo, a esperança de salvação. Mylo “Xyloto Comics” é o nome da HQ que a banda lançou para detalhar essa história e que teve, além dos seis capítulos impressos, uma introdução no vídeo de “Hurts Like Heaven”.

Entre os sucessos que se destacaram nesse disco, estão “Charlie Brown”, “Princess Of China”, abrilhantada pela diva Rihanna, e “Hurts Like Heaven”. Arrebatador, o álbum chegou ao primeiro lugar no chart da Billboard americana, com 447 mil cópias vendidas nos Estados Unidos e 208 mil no Reino Unido apenas na primeira semana. Europa, Oceania, Ásia e América do Norte tiveram a sorte de poder curtir a Mylo Xyloto Tour.

Realmente, um dos álbuns mais marcantes do Coldplay.