Antecedendo o novo álbum. Scalene lança “Discórdia” abordando o caos como elemento de transformação.

A faixa que nos faz refletir como o caos pode ser uma ferramenta possível para mudanças pragmáticas, teve seu rascunho iniciado ainda durante a confecção do último trabalho de estúdio da banda (“Respiro” de 2019). A criação do trio formado por Gustavo Bertoni (vocal), Tomás Bertoni (guitarra) e Lucas Furtado (baixo), teve seu processo criativo através de uma constante busca por referências plurais e por diferentes elementos em seu som.

Quem iniciou a composição do single foi Gustavo Bertoni. A letra estabelece um tripé temático entre tecnologia, solidão e alienação. “A tecnologia faz a gente se conectar com bastante informação e pessoas, só que isso acaba não suprindo as necessidades e, sim, gerando solidão. Então, essas bolhas nas quais a gente vive são reflexo da alienação criada pelos algoritmos, tudo fomentado pela tecnologia”, discorre Tomás Bertoni sobre a letra que também contou com uma associação feita por Lucas Furtado, conectando a ideia ao discordianismo, religião que cultua a Deusa Éris e propõe a discórdia como forma de questionar dogmas. “Usamos essa referência como uma camada extra de profundidade dentro da letra”, explica o baixista.

Foto: Wilmore Oliveira

Para amarrar toda a narrativa, o Scalene também utiliza artifícios visuais que buscam refletir sobre o presente distópico vivido, como na capa do single. Já, musicalmente, o Hip Hop foi uma das fontes de referência, mesclado com traços de Stoner Rock, subgênero já explorado pelo grupo em trabalhos anteriores, além de retomar o uso de sintetizadores.

“Às vezes, resgatamos certos elementos ou exploramos novas características sonoras – nosso próximo álbum é um ótimo equilíbrio entre isso. Tratamos mais de falar sobre se sustentar nessa eterna ponte do que sobre chegar ao outro lado”, pontua Gustavo sobre a nova fase do Scalene, que pretende dar mergulhos mais profundos, sem necessariamente propor conclusões.

O lançamento do quinto álbum da banda está previsto para o primeiro semestre de 2022.